Pular para o conteúdo principal

Um ou mais coelhos?


Uma das principais dúvidas dos tutores de coelhos é se devem ter somente um ou mais coelhos?

Explorando a biologia do coelho, eles são animais sociais, na natureza vivem em grupo de aproximadamente 8 indivíduos. Esse grupo é composto por 1 macho.

Apesar de serem sociáveis, os coelhos também são bastante territoriais. Podem morder novos coelhos e ter lesões graves.





Um único coelho pode viver bem sozinho, e muitas vezes preencher essa necessidade social com seus tutores e até mesmo com outras espécies da casa: como cães e gatos.



Porém, se o desejo é ter mais de um coelho, você deve saber de algumas particularidades do comportamento deles:
- Não indicamos a convivência de dois machos, apesar de ambos serem castrados, podem vir a brigar muito sério. Claro que existem exceções a regra, só mesmos temos dois coelhos machos que convivem muito bem, porém não é o indicado quando se busca adquirir um novo coelho.

- Duas fêmeas podem conviver bem sim, porém é indicado castração das duas para diminuir o instinto territorial. Porém, indicamos que sejam irmãs ou filhotes adquiridas com idade semelhante. É possível sim que duas coelhas adultas se adaptem a convivência, mas tem que ser sempre supervisionado, pois assim como os machos podem se machucar sério.

- A convivência considerada ideal para os coelhos é um macho e uma fêmea, ambos castrados, caso contrário ocorrerá uma procriação exorbitante, esta convivência é a que traz melhores resultados e menor a possibilidade de brigas.

Em uma próxima publicação explicaremos melhor como adaptar um novo coelho, mas já tenha em mente: nunca deixe um novo coelho sozinho, despreparado no ambiente do coelho antigo, principalmente se for filhote: ainda são indefesos e as brigas podem ser muito graves!
Esteja preparado: se você deseja ter mais de um coelho, lembre-se que será trabalho dobrado, ou até triplicado, além de que os custos aumentam também! Seja um tutor consciente



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!