Pular para o conteúdo principal

Diferença entre o Criador Responsável x Pet Shop

Em primeiro lugar vamos deixar claro que a posição da Coelhomania não é contra a venda de animais, mas que ela deve ser feita de forma responsável. Por isso, decidimos  fazer essa postagem, para que você cliente, entenda porque muitas vezes um coelho é vendido tão baratinho na agropecuária.




Sem generalizar, mas a maioria dos pet shop/agropecuárias não conhece a procedência dos animais adquiridos. Anunciam o filhote como "Coelho Anão" a um custo baixo, sem ter uma raça específica.
Muitas vezes, esse filhote cresce muito mais que o esperado, ou ainda assim, não cresce, mas é uma mistura indefinida, que chamamos de híbridos, que pode trazer diversos problemas genéticos.

O pet shop, geralmente, adquire esse animal terceirizado a baixo custo, sem muito se importar qual era a dieta daquele coelho ou se os pais estavam em bom estado. Tendo anos de experiencia em criação de coelhos exclusivos para estimação, podemos afirmar que o custo não é baixo, que necessita de atenção e atendimento médico veterinário.

Ração de qualidade e feno tem alto custo, além de que ainda é necessário plantar ou comprar vegetais verdes. Tem outros custos ainda fora a alimentação, como medicamentos e atendimento veterinário. Uma questão importante: uma fêmea que recém criou precisa de um bom período de descanso, sendo assim, ela não vai criar logo que desmamou. Somando tudo, os custos são elevados, por isso não há como vender um coelho a um preço muito baixo.

Outro perigo que ocorre é que, muitas vezes, esses locais acabam pegando animais de diversos locais e colocando todos no mesmo recinto: dessa forma, pode acabar ocorrendo transmissão de doenças entre os coelhos. Pense bem, será que esses coelhos foram examinados e vermifugados antes de serem colocados a venda?

Além de que, os coelhos que são escolhidos por criadores responsáveis tem uma raça definida e não são misturados ou tem cruzamento entre irmãos, garantindo então que as características específicas de cada  raça sejam mantidas e diminua a chance de incidência de doenças hereditárias.Quem cria sabe que cada raça tem um comportamento específico, por exemplo o fuzzy lop é muito mais calmo que um netherland dwarf.  Assim quando você adquire um coelho de um criador, você sabe o que está escolhendo.

Sabemos que existem Pet Shops responsáveis, que adquirem animais de ótima procedência, que conhecem o criador e tem plena confiança, fazem um bom trabalho: por isso sem generalizar! Mas a maioria deles ainda vai demorar para chegar lá. Por isso, assim como você deve procurar um criador confiável, o  Pet Shop também deve ser confiável!

Muitas vezes escutamos que os nossos valores são "salgados", mas queremos dizer que sinceramente o custo é bem baixo perto de todo trabalho que nós temos para mantê-los. Seria muito mais barato criar de qualquer forma, oferecer qualquer ração, não utilizar feno e não dar descanso para as fêmeas; mas esse barato sai caro, e o caro é o que se reflete principalmente na qualidade de vida dos coelhos.

Quando você adquire um coelho nosso, além de ter acesso livre a informações de cuidados tanto no nosso blog, como no facebook e whatsapp, você está levando um animal saudável, e que se por acaso apresentar qualquer problema você terá total assistência.

Essa história de comprar a gaiola por R$100,00 e ganhar o coelho é truque! Pense como será que é a vida da mãe desse coelho? O filhote barato, não cobre os custos para manter a criação da forma correta. Só é possível mantê-lo se o criador ganhar  na quantidade. Se você acha que o valor do coelho está embutido na gaiola, tome cuidado: a gaiola tem alto custo até para a loja.

Por isso, pense bem quando você compara o preço do criador com o pet shop/agropecuária. Procure adquirir animais saudáveis, com quem vocês possam contar para assistência e que conheçam o animal. Afinal, somos muito sinceros com vocês: não dizemos que é fácil manter um coelho, que não tem custo, mas que é um animal que tem necessidades específicas e que precisa ser estudado antes de adquirir. Até por esse ponto principal que criamos esse blog, para que todas as pessoas, mas principalmente nossos clientes possam ter uma fonte segura de informação! Se fosse café com leite ter um coelho, não teríamos um blog inteiro dedicado exclusivamente a eles, não é mesmo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!