Pular para o conteúdo principal

Uso da Gaiola para Mini Coelhos


A decisão de usar ou não a gaiola depende muito do proprietário do animal! Ele pode sim ser criado solto ou em algum viveiro, mas precisa de pelo menos um banheirinho.
Porém, o uso da gaiola facilita e muito o manejo diário do seu animal. O primeiro fato é que você não vai precisar se incomodar 24 horas por dia com a perna do seu sofá, só durante as no mínimo duas horas que a sua fera estiver solta e pronta para devorar todos os fios elétricos.

É uma piada, mas tome muito cuidado quando seu coelho for criado solto - não deixe ao alcance dele fios elétricos e plantas tóxicas! Geralmente, a maioria das flores ornamentais que temos em casa são potencialmente tóxicas (aguarde que logo postaremos mais sobre flores tóxicas).

Vantagens da gaiola
1- O coelho só estará solto na casa durante a sua supervisão evitando assim (sempre que possível) que ele estrague ou se alimente de algo indevido.
2 - Facilita o transporte. Muitas vezes há o desejo de viajar e levar seu animalzinho junto, mas como não se conhece o território direito fica um risco levá-lo. Com a gaiola ele pode ir aonde for que estará protegido e poderá ser solto quando estiver em segurança.
3 - Dispensa o uso de banheirinho. Geralmente, os pequenos já aprende a defecar  e urinar dentro da própria gaiola. Porém, para que ele defeque e urine no local certinho, é necessário sempre que soltar ele em algum local, que tenha a gaiola por perto. 
4 - Segurança. Seu pequeno estará protegido de qualquer perigo e impede que ele fuja. Coelhos fugirão por curiosidade sempre que tiverem a oportunidade e, acredite em mim, é difícil que eles voltem. 

Recomendações para o uso da gaiola 

1 - Lembre-se que seu animal não conseguirá fazer nenhum exercício enquanto estiver na gaiola, logo ele precisa de pelo menos duas horas de exercícios solto por dia. Tanto para evitar problemas de locomoção como para procurar evitar uma obesidade e tornar seu pequeno mais feliz. 
2 - A gaiola deve conter algo que ele possa roer durante o dia. Um brinquedo, pedaço de madeira, rolo de papel higiênico ou até alfafa em blocos. 
3 - É importante sempre ter uma superfície confortável para que ele possa apoiar as patas. Um coelho que passa muito tempo na gaiola acaba lesionando as patas devido as grades. 
4 - Higiene da gaiola. Você com certeza não gosta de conviver com cheiro de urina, seu coelho também não se sente confortável. Lembre-se que ele tem um olfato muito mais apurado que o seu. Limpe a gaiola todos os dias e lave todas as suas partes no mínimo uma vez durante a semana. 
5 - Um animal por gaiola. Coelhos machos não devem ser mantidos juntos e nem as fêmeas. Eles podem permanecer na mesma gaiola enquanto são bem pequenos, mas o local acaba ficando muito apertado para os dois depois que crescem. 

                                                       
                                                     Dicas 

1 - Gaiolas feitas de madeira não dão certo para coelhos! Eles roem, e podem roer em apenas uma noite e acabar fugindo. Aquelas com pintura epóxi duram mais. 
2 - Coelhos tem o hábito de urinar em cantos. Dificilmente urinam no centro da gaiola, por isso deve-se comprar gaiolas com bandejas que impeçam a urina de cair no chão, como nessa imagem ao lado. Repare que o fundo da gaiola está dentro de bandeja assim não ocorrendo de cair urina e fezes fora. 
3 - A dimensão mínima para um mini coelho é 60 x 40 x 40 cm. 



Rolo de papel para roer. Dentro do rolo feno de alfafa

Superíficie confortável para as patas na gaiola 




Comentários

  1. Amei a matéria..uso tudo isso com eles..amo meus coelhos adotados!!!

    ResponderExcluir
  2. O coelho não roe e acabará comendo o rolo de papel (higiênico), se eu colocar o feno dentro ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ele vai roer sim e ingerir um pouco, mas geralmente não tem grandes problemas para excretar o papelão.

      Excluir
  3. Tem problema se as dimensões forem: 58x39x53???

    ResponderExcluir
  4. Tem problema se as dimensões forem: 58x39x53???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema, mas não pode esquecer de soltar todos os dias. Opte pelo bebedouro em niple para aproveitar melhor o espaço na gaiola. Comedouro pequeno e pesado, é mais compacto.

      Excluir
  5. OI, recentemente comprei um mini coelho em uma agropecuária e não sei qual a raça, porém ela é idêntica ao coelho da primeira imagem deste artigo (coelho laranja com uma orelha em pé e outra caída), você poderia me dizer qual é a raça?

    ResponderExcluir
  6. Olá boa tarde! Ótima matéria, estou querendo criar um mini coelho e gostaria de saber se posso soltar ele somente após as 17h, horário que chego do trabalho. Tenho um terraço, deixaria ele em um quartinho de 1mx1m com gaiola.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!