Pular para o conteúdo principal

Dicionário coelhês

Lily, nossa mini Lop que atualmente
está com 6 lindos filhotes 
O dicionário "coelhês" descreve alguns comportamentos dos nossos pequenos que muitas vezes não sabemos interpretar. Como sabemos, eles são diferentes de cães e gatos, por isso interagem de maneira diferente. Através desse guia você conseguirá interpretar melhor o seu pequeno;
É baseado em diversos artigos de blogs que encontrei e um pouco na minha própria experência.


Bater a pata traseira = tradicionalmente indica que há algum perigo, eles batem as patas no chão para avisar os seus companheiros. Mas os machos também o fazem quando querem namorar com alguma fêmea e ambos quando estão um pouco aborrecidos.

Lamber = é um ato carinhoso dos pequenos. Para quem tem dois coelhos ou mais é possível ver como eles lambem uns aos outros para "limpá-los" e quando eles lambem você estão querendo fazer o mesmo - isso é um sinal de "gosto de você".

Correr e pular em volta das pessoas = indica felicidade e curiosidade, é o jeito como eles procuram brincar conosco.

Ficar sobre duas patas olhando para cima = "estou curioso vendo tudo que está acontecendo".

Barulhos agudos = indicam medo ou até muitas vezes que algo está errado, podem estar com alguma parte do corpo machucada ou simplesmente por pânico. Se ele reagir assim a você, abrace-o e mostre que está seguro.

Deitado com as pernas para o lado = "estou relaxando"

Fechar os olhos ou quase fechar = significa que o carinho está gostoso e ele está quase tirando uma sonequinha.

Jogar brinquedos, cavar buracos e virar os bebedouros = significa que eles estão brincando.

Ficar parado com as orelhas baixas ao lado da pessoa = significa que querem um carinho, mas pode ser no chão mesmo, muitos deles não gostam de ser pegos no colo.

Morder = depende da intensidade da mordida. Se for leve significa até que estão brincando, comigo acontece muito deles quererem roer minha unha. Mordidas fortes que machucam indicam que ele não está gostando da sua atitude, podendo estar com medo.

Arrancar pelos = Se for uma fêmea é muito provável que ela esteja querendo arrumar seu ninho, assim logo esteja pronta pra criar. Se for um macho ou até uma fêmea não prenha, pode estar indicando alguma anomalia ou até doença. Ideal é levar no médico veterinário.

Lamber os próprios pelos = signfica que ele está se higienizando, assim como fazem os gatos.

Espirros = podem estar indicando alguma doença respiratório - leve ao médico veterinário urgente!

Esses são alguns comportamentos muito comuns dos nossos pequenos, caso seu animal esteja apresentando algum comportamento estranho nos mande um e-mail (coelhomaniajlle@gmail.com) e retire suas dúvidas! Se você achar que é algo errado, não perca tempo e leve a um médico veterinário.

Fonte usada para alguns comportamentos: Blog Mini Coelhos Felizes



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!