Pular para o conteúdo principal

Alimentação Básica


Fonte: http://www.tumblr.com/tagged/bunny%20eating
Olá amigos,

Hoje vamos falar sobre qual deve a alimentação básica para o seu coelhinho.



A dieta do coelho deve ser composta de: ração específica para coelhos + feno + verdes.

O seu coelho deve receber todos os dias ração - que pode ministrada uma vez ao dia ou duas a três vezes por dia! Mas cuidado para não exagerar. Coelhinhos, principalmente aqueles que passam muitos dias sem fazer exercícios físicos tendem a obesidade e a mesma pode desencadear assim como diversas doenças.

A quantidade de ração é estipulada como 30 g/ 1 kg. Ou seja, se o seu coelho tem 1 kg ele precisa comer 30g. Acompanhe a tabela abaixo:

                 Tabela de exemplo com necessidade de ração diária:

É importante salientar que o trato alimentar desses pequenos evoluiu ingerindo fibras não digeríveis para nós - como o forrageiras, capins e fenos. Por isso é importante que seja fornecido para eles todos os dias uma grande quantidade de feno! Mas por que de feno? É um alimento de qualidade (feno de alfafa e tiftton) que auxilia no desgaste dos dentes e no funcionamento normal do intestino e como já é seco impede que eles tenham diarreia por excesso de água no alimento.

Além do feno e da ração, pode ser fornecido verdes frescos - como chicória, almeirão, rúcula, salsa, talo da cenoura, couve em pouca quantidade, alecrim, gilo, etc.

Então a dieta de seu coelho  diária deve ser composta de:
80 % feno + 10 % ração + 10% verduras.

Dúvidas ou sugestões? contato@coelhomania.com.br

Comentários

  1. Vamos cuidar p o Jujuba não engordar muito!!

    ResponderExcluir
  2. Olá...vocês poderiam me indicar um fornecedor de feno? Estou precisando para o meu coelhinho mas não encontro em lugar nenhum aqui na região de Blumenau. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui voce encontra feno: www.porquinhodaindia.loja2.com.br

      Excluir
    2. Aqui voce encontra feno: www.porquinhodaindia.loja2.com.br

      Excluir
  3. Fiquei na dúvida, porque onde comprei falou que não pode deixar o potinho vazio, o meu tem 80 dias de vida e come nutropica entre 50 e 70 grs diariamente mais feno que ponho aos montes! Como fazer para diminuir a ração sem stressa-los de fome? Tenho receio que fique agressivo como forma de dizer que quer mais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comportamento do Coelho de Acordo A Idade

Os coelhos, da mesma forma que os animais convencionais, tem sua vida dividida em etapas: filhote, jovem e adulto, nas quais tem comportamentos diferenciados e precisam de certos estímulos e cuidados diferenciados. Conhecer as fases da vida do coelho é importante possibilita criar um animal muito mais saudável e feliz.Confira!

Material para cama ou fundo de gaiola de coelho

Um dos inconvenientes bastante relatados pelos donos de coelhos é o odor da urina, que é muito forte. Esse post é dedicado a dúvidas sobre como manejar a gaiola ou o banheirinho de forma adequada para que se coelho possa viver bem dentro de casa. Na bandeja da gaiola podemos usar diferentes tipos de absorventes, veja na postagem abaixo os prós e contras de cada um!

Plantas Tóxicas Para Coelhos - Parte I

Olá leitores, Hoje vamos falar de um tema muito importante! Muitos de vocês podem não saber, mas algumas plantas que temos comumente nos nossos jardins podem ser tóxicas para nossos amigos (coelhos e outros animais também como cães). Como sabemos, é difícil ensiná-los a não roer uma certa plantinha, sendo então nossa responsabilidade deixá-las longe deles!